Laboratórios

Laboratórios:

Laboratório de Neurobiologia dos transtornos de humor e da ansiedade
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos Schenberg

O laboratório investida a neurobiologia dos transtornos de humor e ansiedade através de modelos que empregam estimulação intracraniana associada a microinjeção de drogas (estereotáxicos, estimulador, osciloscópio) em animais submetidos a diferentes tipos de estresse (isolamento social neonatal, estresse crônico, exposição ao predador). Usando a estrutura de laboratórios multiusuários, executa ainda estudos bioquímicos e de imunohistoquímica.

Laboratório de Neurobiologia Molecular e Comportamental
Coordenadoras: Prof.ª Dr.ª Cristina Martins e Silva e Prof.ª Dr.ª Rita Gomes Wanderley Pires

O LNMC possui duas racks ventiladas para a manutenção de camundongos e vários equipamentos para realização de testes comportamentais (Labirinto Aquático de Morris, Caixa de atividade locomotora automatizada, Labirinto em Y, etc). Além dos testes comportamentais, o laboratório realiza ensaios bioquímicos, moleculares e histológicos. O LNMC conta com cubas para eletroforese horizontal e vertical, aparatos de transferência dos tipo molhado e semy-dry, workstation para extração e purificação de RNA e DNA. São realizados ensaios de qPCR, dosagem de atividade enzimática, western blot, além da preparação de amostras para ensaios histológicos. Além disso, o LNMC conta com um luminômetro, no qual são realizados ensaios de dosagens de neurotransmissores e espécies reativas de oxigênio, entre outros.

Laboratório de Biologia Celular e Molecular do Câncer Humano
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Leticia Batista de Azevedo Rangel

O LBCMCH estuda as bases moleculares dos cânceres de ovário e mama (identificação de marcadores diagnósticos/prognósticos, mecanismos envolvidos no desenvolvimento de quimiorresistência e novas estratégias terapêuticas). Usamos técnicas como a expressão diferencial de transcritos e proteínas em modelos in vitro de câncer vs. tecido normal tratados de acordo com o interesse de cada estudo por RT-PCR em tempo real e por Western blot. Em tecidos, procedemos com a geração de plataformas de arranjo de tecido e avaliação de proteínas por meio da técnica e imonohistoquímica. Ainda, avaliamos parâmetros de desenvolvimento e progressão do câncer usando cultura de células.

Laboratório de Psicofarmacologia
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Valquíria Camin de Bortoli

O laboratório oferece estrutura para testar drogas (balança semimicroanalítica, agitador magnético, capela) através de injeções intracerebrais (estereotáxico, bomba de microinfusão, bomba peristáltica) em diferentes modelos comportamentais em ratos e camundongos (labirinto em cruz, campo aberto, nado forçado, condicionamento ao contexto, software Anymaze, computadores, balança) e processar amostras para análises bioquímicas.

Laboratório de Ultraestrutura Celular Carlos Alberto Redins
Coordenadores: Breno Valentim Nogueira e Marco Cesar Cunegundes Gumarães

http://www.luccarufes.com.br/

O LUCCAR destina-se ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde, estando voltado, principalmente, para as linhas de pesquisa sobre o "Desenvolvimento de terapias celulares/bioengenharia tecidual" e "Nanotecnologia aplicada".
Ensaios sobre microscopia óptica convencional, microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão são as principais expertises do laboratório.
O laboratório possui equipamentos destinados ao preparo de microscopia óptica e eletrônica, conta com sala de cirurgia animal com microscópio cirúrgico, sala de cultura celular (fluxo e incubadora), freezer -80oC, microscópio óptico trinocular acoplado a câmera digital, além de ferramentas multiusuárias como os microscópios eletrônicos de transmissão e varredura que atendem ao público da UFES e de outras IFES.

Laboratório de Bioquímica e Biofísica Molecular de Proteínas
Coordenadores: Prof. Dr. Alexandre Martins Costa Santos e Prof.ª Dr.ª Juliana Barbosa Coitinho Gonçalves

LB2MP lotado no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal do Espírito Santo conta com a infraestrutura básica necessária para o preparo de soluções (agitador magnético, pHmetro, vortex, banho seco, geladeira, freezer, destilador, microcentrífuga), expressão de proteínas recombinantes, purificação e caracterização de proteínas (incubadora do tipo shaker refrigerada, sonicador de vara, sistema de eletroforese vertical, fonte, liofilizador, bomba peristáltica, coletor de frações de purificação, colunas diversas de purificação).

Laboratório de Bioquímica Clínica e Biologia Molecular
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Daniela Amorim Melgaço Guimarães do Bem

O laboratório oferece estrutura básica para preparo de material e reagentes (balança semianalítica, agitador magnético, agitador orbital, vórtex, banho-maria, banho seco, microcentrífuga, microondas, autoclave, geladeira, freezer, pHmetro), equipamentos necessários para realizar técnicas de biologia molecular, como PCR e eletroforese (termociclador biorad, cuba para eletroforese vertical, fonte para eletroforese,), além de leitora de Elisa.

Laboratório de Neurofarmacologia
Coordenadora: Prof.ª Dr.ª Vanessa Beijamini Harres

O laboratório tem equipamentos/estrutura para executar projetos que envolvam controle central de respostas cardiovasculares (estereotáxico, bomba de microinfusão, software para registros cardiovasculares) e aversivas condicionadas (caixas de condicionamento ao contexto).

Laboratório de Plastinação
Coordenador: Athelson Stefanon Bittencourt

O Laboratório de Plastinação (LP), que é vinculado ao Museu de Ciências da Vida da UFES, é uma ferramenta inovadora e inédita no Brasil para investigação científica na área de plastinação. As atividades muito específicas do LP requerem estruturas e equipamentos a prova de explosão. Contando com financiamento do MEC e CNPq, o LP tem uma linha de pesquisa que investiga a química de polímeros e corantes sintéticos para aplicação na plastinação de espécimes biológicos, buscando tornar esta tecnologia acessível no Brasil.

Laboratório de Estresse Perinatal
Coordenadora: Ana Paula Santana de Vasconcellos Bittencourt

Estrutura para execução de diferentes protocolos de separação maternal e análise comportamental (CPP, Labirintos em Y, T, Cruz e Radial).

Laboratórios multiusuários

O Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Farmacologia, desde sua criação, tem utilizado e defendido a idéia de utilização e alocação de equipamentos em sistemas multiusuários, tanto que a criação dos mesmo foi idealizada e realizada pelos membros do programa. Assim, o CCS abriga os dois únicos multiusuários regulamentados na UFES: o Laboratório Multiusuário de Análise Biomolecular (LABIOM) e o Laboratório Multiusuário de Histologia Molecular e Imuno Histoquimica (LHMI), que estão capacitados para realização em sistema de facilities de análises teciduais, celulares e moleculares para todas UFES e parceiros. A descrição dos equipamentos abrigados e toda informação sobre os multiusuários pode ser acessada nos links abaixo:

Transparência Pública
Acesso à informação

© Universidade Federal do Espírito Santo 20013. Todos os direitos reservados
Av. Marechal Campos, 1468 - Maruípe | Vitória - ES, Brasil | CEP 29.040-090