ESTUDO DOS MECANISMOS INTRACELULARES ENVOLVIDOS COM A DISFUNÇÃO CONTRÁTIL E VASCULAR NA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA APÓS INFARTO DO MIOCÁRDIO.

Resumo: A insuficiência cardíaca vem crescendo na população economicamente ativa, e apesar dos importantes avanços na terapêutica, pouco se sabe a respeito dos mecanismos que desencadeiam a insuficiência cardíaca precocemente após o infarto. Diante disto, a identificação precoce de marcadores que auxiliem o diagnóstico é de extrema importância, visto que estes possam auxiliar na identificação de melhores esquemas terapêuticos para pacientes em risco, além de melhorar o prognóstico dos mesmos.
Há alguns anos, nosso laboratório vem desenvolvendo estudos utilizando modelos animais de infarto do miocárdio para identificar os aspectos fisiopatológicos do remodelamento ventricular e avaliando a influência de diversas substâncias na progressão dos eventos. Recentemente, foi criada uma linha de estudos em nosso laboratório com o objetivo de caracterizar fenotipicamente dois subgrupos de animais que, independente da área de infarto, desenvolvem ou não os sinais de insuficiência cardíaca ainda em uma fase aguda da lesão. Esta linha de estudos indica que outros mecanismos estão envolvidos no desenvolvimento da insuficiência cardíaca, além da extensão do infarto. Estes eventos agudos, diretamente relacionados aos processos inflamatórios agudos, sugerem que distúrbios da modulação das respostas inflamatórias podem estar envolvidos em todas as alterações observadas por nosso grupo nesses animais, sendo elas alterações estruturais, contráteis ou respostas vasculares anormais. Este estudo propõe uma avaliação dos mecanismos intracelulares cardíacos que acometem a fase aguda após o infarto agudo do miocárdio em ratos.

Data de início: 2011-03-01
Prazo (meses): 89

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Rogério Faustino Ribeiro Júnior
Coordenador Aurélia Araújo Fernandes
Pesquisador Priscila Rossi de Batista
Pesquisador Ivanita Stefanon
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105