Nanopartículas magnéticas de PHB contendo ftalocianinas metálicas: efeito do átomo pesado sobre as propriedades da formulação nanoparticulada

Nome: BARBARA SILVA FIGUEIREDO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/03/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ ROMERO DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRÉ ROMERO DA SILVA Orientador
ARLAN DA SILVA GONÇALVES Examinador Externo
MARCO CESAR CUNEGUNDES GUIMARÃES Examinador Interno

Resumo: Terapia fotodinâmica é uma técnica promissora para o tratamento de câncer, que envolve a combinação de três fatores: um fotossensibilizador, fonte de luz e moléculas de oxigênio, que juntos podem destruir as células neoplásicas. Fotossensibilizadores ftalocianínicos possuem vantagens, mas devido a sua hidrofobicidade, se faz necessário o encapsulamento em nanocarreadores, dos quais se destacam as nanopartículas poliméricas. Este trabalho tem como objetivo geral avaliar o efeito do átomo pesado de fotossensibilizadores ftalocianínicos de Al e In sobre propriedades físico-químicas e fotoquímicas de nanopartículas magnéticas de polihidroxibutirato (PHB). Para este fim, utilizou-se um planejamento fatorial 24 para investigar a influência dos parâmetros utilizados durante o preparo, sobre as propriedades finais das nanopartículas. Foi avaliada também a capacidade das nanopartículas em causar a fotoxidação da albumina e do triptofano. De acordo com os resultados do planejamento fatorial, o aumento da velocidade de agitação durante o preparo, contribuiu para a redução do tamanho e a eficiência de recuperação das nanopartículas. O aumento da concentração do estabilizante coloidal (PVA), aumentou o tamanho das nanopartículas, e as nanopartículas de InPc tiveram menores tamanhos e eficiência de encapsulação se comparadas as nanopartículas com AlPc. Através da otimização via operação evolucionária, foi possível obter nanopartículas com tamanhos inferiores a 200 nm. Foi, também, identificado que a AlPc encapsulada foi mais eficiente do que a InPc encapsulada em causar a fotoxidação de moléculas de albumina e triptofano. Já a InPc livre foi mais eficiente que a AlPc livre em causar a fotoxidação de albumina e triptofano. Cálculos teóricos utilizando método semi-empírico e docagem molecular corroboraram os resultados experimentais.

Palavras-chave: nanopartícula, polihidroxibutirato, ftalocianina de alumínio, ftalocianina de índio, planejamento fatorial, fotoxidação, terapia fotodinâmica.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105