Divulgação científica em mídias digitais e uso de inteligência artificial para otimização

Código: PGBF2026
Curso: Mestrado em Bioquímica
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa:

Este curso tem como objetivo fornecer aos alunos as habilidades e conhecimentos necessários para comunicar efetivamente a ciência ao público em geral por meio de mídias digitais. Os tópicos abordados incluem o uso de mídias sociais, blogs, podcasts e outras plataformas digitais para divulgação científica, bem como técnicas de produção de conteúdo, análise de métricas, engajamento do público, ética na comunicação científica e o uso de inteligência artificial para otimizar processos.

Bibliografia:

- Perez, Daniel Grillo. Divulgação científica por meio das mídias digitais no processo de ensino na educação superior: perspectiva de professores do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina.

- Fonseca, Vanessa Fontana; Kirinus, Giulia Oppa; Pazinato, Maurícius Selvero; Passos, Camila Greff; Simon, Nathália Marcolin. Divulgação científica nas mídias digitais: uma proposta de análise para uso no ensino de ciências.

- Salles, Matheus Maciel Alcantara. A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NAS MÍDIAS DIGITAIS BRASILEIRAS.



Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105