Plastinação com polímeros de procedência nacional como alternativa àqueles comercializados pelo inventor da técnica

Resumo: Este projeto objetiva identificar e testar diferentes polímeros de silicone, epóxi e poliéster, como alternativas àqueles fornecidos pela indústria alemã Biodur para a técnica da plastinação.
Para a realização do experimento serão usados rins e cérebros bovinos doados pelo frigorifico Mafrical. Em cada protocolo com impregnação por silicone, serão utilizados dois rins com o silicone S10 da marca Biodur (controle) e dois com o silicone da marca Polisil (teste). A técnica é dividida em quatro etapas: a fixação, a desidratação, a impregnação forçada que serão desenvolvidas em temperatura ambiente ou a baixas temperaturas, e a catalisação química. Para o protocolo com poliéster e epóxi, serão utilizados os cérebros.
Na fixação, as peças serão submersas em solução de formaldeído a 10%. Então, os espécimes serão desidratados com sucessivos banhos de acetona com alta pureza. Com o espécime já desidratada, segue-se para a impregnação forçada onde a acetona será substituída por um polímero por um dos três polímeros, conforme protocolo. Após essas etapas, seguida a catalisação, as características das peças serão analisadas e comparadas entre si. Com esta pesquisa, espera-se identificar alternativas aos polímeros importados, facilitando e reduzindo os custos do processo aqui no Brasil.

Data de início: 01/05/2015
Prazo (meses): 60

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado YURI FAVALESSA MONTEIRO
Aluno Mestrado LAÍSSA DA SILVA JUVENATO
Aluno Mestrado BRUNO MAGELA DE MELO SIQUEIRA
Colaborador AURÉLIA ARAÚJO FERNANDES
Coordenador ATHELSON STEFANON BITTENCOURT
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105