Estudo das proteínas GLA nas características da matriz óssea na calcificação de tecidos moles em modelos animais de envelhecimento.

Resumo: A doença cardiovascular (DCV) aterosclerótica é a causa mais frequente de morte em homens e mulheres nos Estados Unidos da América - EUA (1 de cada 2.8 mortes). Um evento coronariano agudo é a primeira manifestação da doença aterosclerótica em, pelo menos, metade dos indivíduos que apresentam essa complicação. Novas tecnologias de diagnóstico, como ecocardiograma, ultrassom das artérias carótidas, ressonância magnética (RM) do coração e cérebro, TC do coração e seus vasos (ex: escore de cálcio das artérias coronárias) e densitometria óssea, tem sido adicionados aos fatores de estratificação de risco tradicionais para DCV. Trabalhos têm demonstrado a relação de alguns sítios de aterosclerose com a calcificação de tecidos cardíacos.
Em relação a osteoporose, ainda sim, vale ressaltar que é uma doença metabólica óssea que afeta principalmente mulheres na pós-menopausa. Estudos tem demonstrado que a utilização por suplementação de vitamina K (VK) durante esse período de menopausa, pode auxiliar na diminuição de perda óssea, assim como o risco de quebra óssea. Com o objetivo de esclarecer esse papel benéfico da VK, nosso grupo recentemente investigou o metabolismo mineral e a ultra-estrutura óssea de camundongos ovariectomizados (OVX), assim como o efeito da apolipoproteina E (ApoE) na osteoporose.
Demonstramos também, em adição aos dados descritos anteriormente, que o metabolismo ósseo de fêmeas ApoE nocaute (KO) é mais rápido que o metabolismo ósseo de animais selvagens (WT), resultando numa maior fragilidade óssea. Surpreendentemente, a proteina osteocalcina (OC), dada como marcador de densidade óssea, se encontra também elevada.
Não obstante, foram encontradas inumeras microfraturas observadas no tecido ósseo dos camundongos ApoE KO, onde é sábido, que os animais ApoE KO são utilizados em estudo de aterosclerose caracterizados pela formação, muitas das vezes, desagregadas em placas lipídicas, células inflamatórias e tecido calcificado.

Data de início: 02/01/2019
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador LETICIA BATISTA AZEVEDO RANGEL
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105